Depois do Pós-Parto: Cuidados com a Nova Mãe no ‘DÉCIMO MÊS’

Durante a gravidez ou no pós-parto, tanto em um momento quanto no outro, as muitas biografias lidas sobre ‘ser mãe’, ‘nova mãe’, ‘bebês recém’nascidos’, ‘os primeiros cuidados’, entre outros, não se valem completamente se você não estiver ligada a uma rede de apoio super bacana, que contenha além de informações, um contato mais próximo. A chegada de um filho muda completamente as nossas vidas!

O motivo de ter essa rede, seria para conectar as pessoas de maneira mais dinâmica para consigam atingir e ajudar umas as outras a passar por esta fase turbulenta do décimo mês. Importando muito o olhar para a saúde mental e emocional desta nova mãe que necessita de cuidados extra físicos, além do olhar da maioria estar voltado ao novo membro.

Assim, o site DÉCIMO MÊS (www.decimomes.com.br) é onde pude encontrar algumas dicas super interessantes e práticas para tal apoio, oferecido pela BEPANTOL BABY com o objetivo de estimular, conscientizar e ajudar estas novas mães para transpor esta fase dos novos desafios com a chegada do bebê com diálogos práticos. Também, conta com artigos, textos e reflexões sobre o pós-parto.

A BEPANTOL preparou uma lista super bacana sugerindo dicas para colaborar com esta rede de apoio:

1 – Visitas: com a notícia do nascimento do bebê, acaba gerando muita alegria e curiosidade, assim muito amigos e familiares querem conhecer o recém-chegado e parabenizar os papais. Além de ser um momento muito especial para a família, o visitante deve lembrar-se que a mãe está se adaptando à nova rotina com o recém-nascido. Vale aquela ligação antes para se certificar da boa hora da visita, além da recomendação não permanecer por muito tempo no local, seja na maternidade ou na casa.

2 – Descanso: o descanso é primordial para a mãe, o incentivo dos familiares para ela se deitar com o bebê é super importante para o descanso do corpo e relaxamento da nova mãe. 

3 – Na madrugada: Muitos bebês recém-nascidos têm horários para mamar durante a madrugada, seja de hora em hora ou a cada algumas horas. Assim, podendo ser uma oportunidade do pai participar, seja para buscá-lo no berço, fazê-lo arrotar ou trocando a fralda.

4 – Tarefas domésticas: No pós-parto, a mulher tem de se dedicar exclusivamente ao bebê, que necessita muito de seus cuidados e o contato de mãe. Por isso, o pai e toda a rede de apoio, como familiares e amigos, podem ficar responsáveis pelas tarefas domésticas, como cozinhar, lavar roupa, arrumar a casa, fazer compras, entre outras tarefas.

5 – Alimentação: É de suma importância a alimentação balanceada e a ingestão de muita água para a produção de leite durante a amamentação. Portanto, incentive a alimentação na medida!

6 – Respeite o espaço entre mãe e bebê: nos primeiros meses, o vínculo emocional está sendo criado entre a mãe e bebê ainda estão conhecendo um ao outro, criando vínculo emocional. Este tempo e espaço é necessário para ambos.

7 – Apoio emocional – Após o nascimento do bebê, a mulher experimenta diversos sentimentos ao mesmo tempo, como felicidade e tristeza, euforia e choro, entre outros. Os “baby blues”, que é considerada uma fase normal e comum em razão de todas as mudanças hormonais. Neste ponto, o companheiro, família e amigos podem ajudar oferecendo carinho e apoio. Vale a percepção sob ao menor sinal de que essas reações estão prolongadas, afetando a relação com o bebê e abalando seu emocional, deve-se procurar ajuda profissional para investigar uma possível depressão pós-parto.

Portanto, a Bepantol®Baby  disponibiliza no site www.decimomes.com.br o suporte e cuidado que estas novas mamães tanto necessitam após a chegada do bebê, com um conteúdo super bacana voltado exclusivamente para esta fase, acreditando que seria mais uma maneira de ajudá-las a vivenciar esse momento de forma leve.

Imagens Pessoais: Ainda no hospital com a Ana Júlia e nos primeiros dias em casa no revezamento com o papai e vovós.

Se vocês está passando por esta fase, compartilhe conosco, vamos adorar saber e ajudar também.

Com carinho, 

Ná Pironato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s