Trabalho em casa: Como organizar um HOME-OFFICE compacto e funcional?

Com certeza, você que trabalha em casa, compreende o quão difícil é manter a mesa de trabalho sempre organizada. Por mais que a arrume, há momentos que não se sabe de onde veio tal ‘furacão’ e toda a bancada está lotada, sem qualquer espaço disponível.

A dimensão que parece trazer complexidade junto a localização do espaço não são responsáveis pela desordem, mas sim a ausência de alguns item importantes que fariam toda a diferença para a organização e setorização dos materiais. Assim, com algumas dicas simples, o cantinho de estudo ou trabalho vai se tornar super funcional e lindo.

O maior desafio em espaços pequenos é conseguir deixar o espaço principal livre, que é o que fica na altura da bancada, para isso, a técnica é utilizar das paredes para auxiliar na organização. Sou apaixonada por estes espaços pequenos e que ficam um charme quando recebem um pouco de atenção.

A organização dos materiais em cima da bancada e logo a primeira vista, pode ser feita em potes, em acrílico ou vidro ou metal. Há produtos disponíveis no mercado, como porta-tempero, porta-lápis, entre outros, mas também, pode-se utilizar de potes de geleia, molho, requeijão, palmito, milho, entre outros, que com uma etiqueta personalizada, podem ficar um charme.

Todos são verticais e têm uma ‘voltinha’ que pode abrigar o suporte para pendurar em uma barra na parede ou painel de cortiça ou de fibra perfurada.

Imagens 1, 2 e 3: Porta lápis e canetas reciclados de latinhas; organizadores comprados em lojas especializadas. Via inovat.arq.br.

A fim de deixar a bancada livre, a utilização da parede é fundamental, assim, pode apostar em prateleiras, barras (aquelas de cozinha mesmo!) ou nichos (em MDF ou caixas, ou gavetas antigas), uma boa pedida é utilizar painel de chapa perfurada que será fixado na parede e fazer nichos, potes, peças penduradas, anotações e prateleiras em espaços variados e flexíveis, ou seja, podendo ser modificado quando desejado através dos ganchos e suportes. A melhor parte é que tudo estará ao seu alcance, mas não ocupando espaço de trabalho efetivo.

Imagens 4, 5, 6 e 7: Barras de suporte fixadas na parede para pendurar potes ou acessórios; prateleiras suspensas fixadas com ‘mão francesa’ e bancada dobrável que fica aberta somente quando usada. Via Andrea Lourenço, Real Simple, House and Home e Arrumadíssimo.

A utilização de gavetas na organização do escritório é fundamental e para cumprir seu papel, é preciso estar setorizada e organizada, tarefa muito fácil de se fazer, mas que pode se tornar bem complicada, caso não se utilize de organizadores tipo de encaixe para modulação do tamanho adequado ao material e mini-caixas recicladas para itens pequenos, por exemplo: clipes, grampos, post-it, entre outros. Assim, tudo será mantido tudo em ordem e livre de qualquer desordem!

Imagens 8, 9 e 10: Gavetas rasas com divisórias adequadas; Porta-arquivos estilo gaveta para apoiar na bancada principal ou em prateleiras superiores e divisórias dinâmicas. Via Minha Casa Minha Cara, Westwin e Etna.

E por fim, estamos em meio a tanta tecnologia que haja cabo para todos os lados! Para quem não é adepto aos carregadores sem fio, e mesmo que seja, e tem ainda muitos cabos pela bancada, a dica é fazer a organização deles para evitar aquela bagunça, que vira nó e que só faz perder tempo.

A utilização de réguas com filtro de linha fixadas abaixo da bancada são uma boa pedida para organizar e proteger os equipamentos, e com guia de cabos, fica ainda melhor a combinação.

Imagens 11, 12 e 13: Régua fixada na bancada ou em suporte de metal; guias de cabos que podem ser utilizadas no percurso dos mesmos fixados com fita dupla-facee pregadores de papel que podem servir de guia para os cabos de maneira mais simples, sendo fixados nas extremidades das bancadas. Via Decorar com Charme, Meu Home Office e Kalunga.

Espero que tenham gostado das dicas para inspirarem-se para arrumar o cantinho do trabalho lindo e organizado, sem estar improvisado!

Beeijos,
Ná Pironato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s