Festas em casa: Dicas #DIY

Quem me conhece, sabe das minhas artes com scrapbook tanto digital quanto o tradicional, vindo de família arteira e sobrinha de professora de Artes, não poderia ser diferente na aptidão nem na criatividade aguçada, assim, sempre organizei as festas, lembranças de eventos para família, amigos e por encomendas online.

Hoje, venho com dicas de decoração de festas infantis para fazer em casa e também de como organizar uma festa super bacana sem custo alto e extras ao decorrer do planejamento, baseadas na minha experiência, com a organização e personalização das lembranças do meu casamento e kits, lembrança de maternidade do Luís Octávio e da Ana Júlia, o primeiro aninho de ambos e dos aniversários que realizei em casa, vou exemplificar com algumas imagens que ajudam muito na inspiração de organização da mesa, cotação dos itens e temas.

Vamos conferir abaixo o tema Hot Wheels  e Construção para os meninos:

Fonte: Catch my Party – PInterest

Imagens 1, 2, 3 e 4 A utilização do ‘chalkboard’ na entrada ou na mesa temática está super em alta, assim como o uso de elementos com alturas diferentes e brinquedos do tema deixam a mesa muito divertida e o bolo ‘falso’ ou até mesmo em pasta americana, completa a decoração da papelaria personalizada; as mesas dos convidados ligadas ao tema com toalhas e centros-de-mesa decorativos fazem a diferença; varal com o nome pendurado por pregadores e mini-quadros na parede dão um charme especial ao fundo de fotos.

Na área de self-service ou no balcão de serviço, há ideias para interagir o convidado com a montagem da comida, de maneira divertida, assim como as lembrancinhas também se destacam:

Fonte:  Party Lovers / ETSY.com / Catch my Party / Super Kids Party – Pinterest / Vó Rosa – Elo7

Imagens 6 e 7, 8, 9 e 10: Montagem de sanduíches pelo convidado; sucos em suqueiras de vidro e saquinho com miniatura de carro para lembrança da comemoração ou caixinha recheada de surpresas.

E para as meninas, o tema de Jardim com Corujas ou Passarinhos e um outro neutro, o Sunshine, ou seja, com elementos da natureza compostos com corações, em tons pasteis:

Fonte:  Decoracao.com / Kara’s Party Ideias / Yuppi Fest- Pinterest

Imagens 11, 12 e 13 O varal com bandeirolas pendurados na mesa, vasos nas laterais com flores naturais, secas ou balões flutuantes (com gás hélio) combinados com os outros elementos da mesa, harmonizam a decoração; o painel em madeira com os elementos do tema, o ‘naked cake’, arranjo floral e diferentes alturas mantém o equilíbrio das alturas e balanço geral e por fim, um clássico painel em tecido com um frame com nome da aniversariante para compor o fundo.

Fonte:  Decoracao.com / Kara’s Party Ideias / Elo – Pinterest

Imagens 14 e 15 Faz parte da decoração #diy a utilização de elementos comuns decorados com ‘tags’ personalizadas e doces moldados ao tema, assim como, elementos decorativos do painel reproduzidos em miniatura na mesa e a lembrancinha com uma sacola reciclável e guardanapos colados decorados com fita e etiqueta.

Nos últimos meses, com o crescimento de decorações #DIY, as empresas de papelaria personalizada estão fornecendo para decoradores e organizadores de festas, sendo profissionais ou não, kits de 10, 20, 30 ou mais convidados para a decoração de mesas principais e de convidados por preços super bacanas, que vale a cotação tanto para compra pronta ou digital.

Ao planejar e organizar uma festa, em suma, os pontos abaixo devem ser levados em consideração, visando a economia:

Quantidade de pessoas no seu evento – A realização da lista é muito importante para definir o custo e também o local, se serão mais de 50, deixa de ser uma festa simples, ao reduzir a quantidade de convidados acaba por diminuir o trabalho na organização do evento e simplifica a composição de itens a serem contratados ou cotados.

Determinação do local do evento – O lugar, mesmo que seja para uma festa simples, tem que ser aconchegante, arejado, agradável e que atenda o número de convidados sentados. Ao definir o local em conjunto a lista de convidados, inicia-se o planejamento da decoração e estilo da festa, ao estudar o espaço e os planos disponíveis para montagem da mesma. Caso o número seja superior a 50 pessoas, vale a visita em espaços de eventos que possuem uma boa distribuição das mesas, espaço de diversão e circulação. A utilização de cores em locais pequenos demanda destreza para não sobrecarregar de informações, visualmente falando. E quando a ideia é realizar em casa, vale a cotação de aluguel de mesas ou ‘lounges’, brinquedos para os pequenos e estações de trabalho (comes e bebes) para os convidados se servirem, caso não seja conveniente a contratação de apoio, a setorização dos espaços a fim de otimizar a circulação geral é fator fundamental em qualquer evento.

O tema – Como em qualquer festa ou comemoração existe estes itens a serem seguidos em conjunto, pois não adianta não ter ideia de número de convidados, nem de local e achar que ainda vai conseguir comprar os itens de decoração se nem ao menos ter pensado em opções de tema. Logo, é importante encontrar uma temática que seja coerente ao prestigiado, seja ele adulto ou criança, mas sem deixar seu gosto interferir. Também, depois de definido, sempre aconselho duas opções de tema para a busca da decoração, pois muitas vezes há muita oferta de um tema e de outro não, assim, otimiza-se o tempo e reduz o trabalho.

Portanto, com estas dicas, espero que ajude no planejamento de festas, pois acredito que elas são o princípio geral de qualquer tipo organização para um resultado de sucesso, digno daquele ‘GRAND FINALE’!

Beeijos,

Ná Pironato.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s